Azeite Valdrez
Desde 2020
A Colheita

A colheita das azeitonas é maioritariamente mecanizada nas oliveiras mais jovens, através da vibração do tronco e recolha das azeitonas em toldo para posterior descarga nos reboques dos tractores, sem ser manuseadas e/ou esmagadas pelos trabalhadores, o que permite que mantenham as suas propriedades e impede que micro-organismos se introduzam no seu interior provocando alterações das qualidades.
Em algumas oliveiras centenárias que os olivais possuem, as azeitonas são colhidas através de uma máquina vibrocultora, que é encaixada nos ramos e os faz vibrar provocando a queda das azeitonas para as lonas estendidas no chão. Este processo é realizado em todos os ramos, sendo a deslocação do operador da máquina de forma circular em torno do tronco da oliveira, para reduzir ao máximo o pisar e esmagar as azeitonas, para que estas mantenham as suas propriedades.
Quando necessário recorre-se ao varejar das azeitonas, utilizado uma vara de madeira como antigamente.
Após a colheita, as azeitonas são colocadas nos reboques dos tractores, para serem de imediato transportadas para o lagar, e assim se iniciar o processo da produção do azeite.